sexta-feira, 17 de abril de 2009

Quase

Chegou ao pé dele devagar. Era uma daquelas tardes meigas de Abril, em que qualquer dia parece um longo e interminável Domingo, com aquela luminosidade que fere os olhos de quem se levanta já o dia vai longo.
O olhar embargado que trazia traía o que lhe ia por dentro, e foi aí que começou a ter medo. Nunca tinha visto aquela combinação de feições, e tinha apenas uma noção muito vaga do que aquilo significava. No máximo, tinha já "ouvido" algo parecido com aquilo, muito tempo antes, ao telemóvel, quando ela lhe ligara a chorar por ter gasto num mês toda a bolsa de estudo. Era assim que deviam estar os olhos dela nesse dia. E mesmo tendo sido há tanto tempo, ele teve a mesma sensação que teve nesse preciso momento. Não havia boas notícias daquele lado.
Os passos dela eram tímidos e relutantes, muito diferentes do passo decidido que ele sempre lhe conhecera desde que nascera e que a conhecia por fora.
Aproximou-se devagar e, pela primeira vez desde que ele se lembrava em toda a sua vida, ela abraçou-o, como deviam fazer todas as mães. Não que não houvesse afecto entre eles, mas havia muito tempo que ele não se lembrava de um contacto tão quente e aconchegante. Foi o aperto mais mais libertador que alguma vez sentira, e foi esta mistura de caminhos que deixou ao fim de muitos anos as comportas abertas.
"Obrigado, mãe. Obrigado por ao fim de tantos anos finalmente procurares o meu abraço. Podes ver como eu cresci, vê, mãe!! Vê como posso abraçar-te por inteiro! Como os meus braços cresceram, como já não tenho de ficar em bicos de pés e com a cabeça encostada à tua barriga!!"
Explodia de felicidade, de um sentimento de regozijo imenso. Ardia por dentro por finalmente ter encontrado, sem saber como, uma forma de quebrar aquela barreira que sempre o tinha mantido à distância dos afectos. As lágrimas corriam sem travão, e então conseguiu sorrir para ela.
Foi só aí que reparou no zipper do saco escuro que os paramédicos fechavam na sua cara, enquanto a mãe se afastava.


Sem comentários: