segunda-feira, 19 de abril de 2010

Não é o Rock in Rio, mas...

Eu estive lá.

Ontem, Domingo, 18 de Abril de 2010, 20:18.

Um fenómeno raro aconteceu em Portugal, e tive a sorte de me cruzar com ele. Uma formação de nuvens mammatus (ou como me disseram "nuvens em forma de mamas....?!?!... ok...")

Sim, são nuvens em forma de "mamas", o próprio nome mammatus deriva do latim mamma, para "mama" ou "seio".

Associadas a estados meteorológicos instáveis ou tempestuosos, estas nada tinham a ver com isso, foram uma consequência directa da tão falada nuvem de cinzas vulcânicas que ontem entrou no espaço aéreo do Norte de Portugal (até nisso somos os últimos na Europa...)

Não tem grande interesse, confesso, mas como desde pequenino que tenho um fascínio por fenómenos meteorológicos, e não foram desancadeados pelas meninas do tempo da SIC, resolvi partilhar convosco aquilo que foi um acontecimento raríssimo pelos nosso lados.

Mais informação aqui.


Como a minha fotografia, que na altura no telemóvel me deixou todo orgulhoso, não espelha a total panorâmica, deixo aqui uma mais exemplificativa


Sem comentários: